sábado, 5 de fevereiro de 2011

Tentação de Cristo

Cristo foi àquelas terras "...conduzido...pelo Espírito ao deserto, pra ser tentado pelo diabo" (Mt 4.1). Como explicamos isso? A lista de lugares surpreendentes cresce mais uma vez. Se Jesus no útero, ou nas águas do Jordão, não surpreende você, no deserto irá fazê-lo. Por que Jesus foi ao deserto?

 
 

A expressão nova competição significa alguma coisa para você? Pela segunda vez na história, uma mente pura será desafiado pelo anjo caído. O segundo Adão veio para alcançar a vitória onde o primeiro fracassou. Jesus, contudo, enfrenta um teste muito mais severo. Adão foi testado num jardim; Cristo está num terreno completamente devastado. Adão enfrentou Satanás com o estômago cheio; Cristo está em um jejum. Adão tinha uma companhia: Eva. Cristo não tinha ninguém consigo. Adão foi desafiado a permanecer sem pecado num mundo sem pecados. Cristo, por outro lado, é desafiado a permanecer sem pecado num mundo dominado pelo pecado.

 
 

Desprovido de qualquer desculpa ou ajuda, Jesus desafia o Diabo a entrar na arena, "Você tem assombrado os meus filhos desde o início. Vamos ver o que consegue fazer comigo." E Satanás aceita. Durante quarenta dias os dois ficam frente a frente. O Filho dos Céus é tentado, mas nunca vacila; é provocado, mas nunca sede. Ele vence onde Adão fracassou. Essa vitória, de acordo com Paulo, é uma imensa vitória para todos nós: "Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para a condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida" (Rm 5.18).

 
 

[...]

 
 

A arma escolhida para a sobrevivência de Jesus é a Palavra de Deus. Se a Bíblia foi suficiente para o seu deserto, ela não deveria ser suficiente também para nós? Não se engane aqui. Tudo o que é necessário para a sobrevivência no deserto está nas Escrituras. [...]

 
 

Confie nas Escrituras. Duvide das suas dúvidas antes de duvidar de suas crenças. Cristo disse a Satanás: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus" (Mt 4.4). A palavra sai significa literalmente "jorra". O tempo do verbo sugere que Deus está se comunicando constante e fortemente com o mundo por meio da sua Palavra. Deus ainda está falando!

 
 

Agüente firme. O seu tempo no deserto vai passar. O de Jesus passou. "Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram" (Mt 4.11).

 
 

Max Lucado, no livro "O Salvador mora ao Lado", editora CPAD (www.cpad.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário