sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Filosofando

''O homem corajoso [...] é aquele que suporta ou teme as coisas certas, para o propósito certo, da maneira certa e no momento certo e que mostra autoconfiança semelhantemente. Pois o homem corajoso sente e age em conformidade com os méritos das circunstâncias e segundo o determinado pela razão. E toda atividade colima o fim que corresponde à disposição da qual é ela a manifestação. Assim, é o que ocorre com a atividade do homem corajoso: sua coragem é nobre e, portanto, seu fim é a nobreza, pois uma coisa é definida por seu fim; consequentemente, o homem corajoso suporta os terrores e ousa realizar as ações que manifestam coragem pelo que é nobre." Aristóteles (384-322 aC). Ética a Nicômaco. Edipro, Bauru - SP, 2009

Compare com

"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia [mérito das circunstâncias e razão], e corramos com paciência a carreira que nos está proposta [sentir e agir com coragem], olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo que gozo que lhe estava proposto [propósito certo], suportou a cruz [suportou o terror], desprezando a afronta [ousou realizar], e assentou-se à destra do trono de Deus. Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo [manifestou coragem pelo que é nobre, a salvação], para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos [ausência de autoconfiança na vida cristã]. Livro Bíblico de Hebreus, capítulo 12, com inserções entre chaves.

Comentário:

Para ser cristão verdadeiro é preciso coragem agir conforme modelo desejado por Deus, abandonando o embaraço e o pecado, percorrendo a carreira em direção ao céu, tendo Jesus como exemplo supremo da coragem. A isto chamo também sabedoria, ou seja, a habilidade de escolher o alvo mais nobre, usando para isto o melhor caminho e os melhores meios. A salvação em Cristo Jesus é a Sabedoria por excelência, pois escolhemos o alvo mais nobre: a vida em Cristo Jesus, o melhor caminho [Jesus mencionou ser ele também o caminho, e ainda a porta] e os melhores meios, quais sejam a Graça de Jesus, o Amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo. O resto é covardia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário