sábado, 12 de setembro de 2009

O valor espiritual do Judaísmo

s

Esconderijo de Deus – Sombra do Onipotente


 

"Estando tudo assim preparado, os sacerdotes entravam regularmente no Lugar Santo do tabernáculo, para exercer o seu ministério. No entanto, somente o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos, apenas uma vez por ano, e nunca sem apresentar o sangue do sacrifício, que ele oferecia por si mesmo e pelos pecados que o povo havia cometido por ignorância. Dessa forma, o Espírito Santo estava mostrando que ainda não havia sido manifestado o caminho para o Santo dos Santos enquanto permanecia o primeiro tabernáculo." (Hebreus 9.6-8 – Nova Versão Internacional - negritei).


 

    "Os versículos oitavo e nono [do capítulo nove da carta aos Hebreus] encerram duas observações concludentes do autor sagrado, concernentes ao valor do santuário terrestre, o que constitui um sumário do valor espiritual do judaísmo, a saber: 1. A despeito de todo o seu elaborado arranjo, o antigo pacto e sua adoração não obteve acesso a Deus. De fato, cada detalhe do seu culto cerimonial meramente demonstrava suas próprias limitações, a sua qualidade de imitação, cópia e tipo de algo maior que se seguiria. 2. Não conseguia atingir a consciência e purificar o homem interior, mas apenas purificava cerimonialmente o homem externo, terreno. Faltava-lhe a 'espiritualidade' vital que a fé religiosa precisa possuir, se tiver de transformar moralmente ao homem, o que necessário se queremos obter acesso a Deus (ver Heb. 12:14). Naturalmente, de nada vale supormos que o indivíduo medianamente religioso de mentalidade judaica aceitasse como válidos os argumentos do autor sagrado. Antes, todo judeu era da opinião que as instituições de Moisés eram 'eternas'. Sentia-se feliz nessa estagnação, não podendo imaginar doutrina mais elevada. Imaginava que a fé religiosa que determinava sacrifícios de animais era perfeita e não podia ser aprimorada. Quão errados estavam os judeus, pois, e quão profunda e cegamente confiava em seu erro!

[...]

O autor sagrado dá a entender que a 'debilidade' do antigo culto era algo tão patente que o ensinamento dado pelo Espírito de Deus é que tinha de ser substituído por algo melhor. O ponto principal, aqui salientado, é que esse tipo de acesso limitado, obtido pelo sistema de sacrifícios, não era satisfatório. O véu mantinha do lado de fora o povo, que assim não desfrutava de acesso a Deus. No entanto, a finalidade mesma do sacerdócio e da antiga aliança era levar o povo à presença de Deus; o véu teve de ser rasgado quando do sacrifício de Cristo, abrindo o acesso a Deus". (Champlin, R. N. (1933). O Novo Testamento Interpretado: versículo por versículo: Volume 5: Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses, 2 Telassolonicenses, 1 Timóteo, 2 Timóteo, Tito, Filemon, Hebreus. São Paulo: Hagnos, 2002.)

Quando Jesus consumou sua obra na cruz, o véu do templo (que separava o lugar Santo do Santo dos Santos) rasgou-se de alto a baixo, deixando, com seus passos, um novo e vivo caminho aberto. Suas pisaduras de sangue (teologicamente falando) passaram pelo átrio dos gentios, pelo átrio das mulheres, pelo átrio dos homens, pelo pátio do tabernáculo, pelo lugar santo, ingressando no Lugar Santíssimo, para assentar, à direita de Deus, no trono.

Jesus deixou um caminho novo, vivo e luminoso, para que sigamos os seus passos (1 Pe 2.21), entrando com plena confiança no Lugar Santíssimo, pelo sangue de Jesus (Hb 10.19-20). Ali, no Esconderijo de Deus, à Sombra do Onipotente (Salmo 91), podemos descansar. É razoável que nos esforcemos para entrar neste descanso (Hb 4.11), pois, agora, podemos nos aproximar do trono da graça, com toda confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude nos momentos de necessidade (Hb 4.16).

O formato do culto do Antigo Testamento aponta para Jesus, o sacrifício perfeito. Jesus assumiu que é o caminho e nos convida para descansar no Santo Lugar: "Vinde a mim, todos vós que estais cansados...". Há um lugar secreto, um alto esconderijo, onde até o pardal encontrou casa e a andorinha ninho para si, no Santo dos Santos, o Lugar Santíssimo na sombra do Onipotente.

Seja bem vindo ao Santo Lugar.

Fique na Paz de Cristo.

Uziel

Um comentário:

  1. PAZ DO SENHOR JESUS?SOU DA IGREJA CAMINHANDO PARA JERUSALEM,DEUS ABENÇOE A TODOS DA IGREJA ASSENBLEIA DE DEUS E TODA SUA FAMILA!PAZ DO SENHOR!

    ResponderExcluir