segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro (Salmo 119-97)

Como começar uma leitura bíblica

Todos concordam que a leitura da Bíblia é uma benção para o crente. Mas para o melhor aproveitamento da palavra de Deus é preciso ler a Bíblia toda, pois somente conhecendo todo o plano de Deus poderemos entender algumas partes em particular. Costumo dizer que a Bíblia é uma carta escrita por Deus para os homens. Você deixaria uma carta de alguém querido na caixa de correio? Quem sabe na estante? Leria apenas parte da carta? A carta de Deus merece ser lida por completo.

    Daí surge a dificuldade. Há aqueles que acham a Bíblia muito longa. Outros reclamam que a linguagem é complicada. Alguns dizem que tem dificuldade para entender a cultura e os costumes da época. Para superar estas e outras barreiras vou dedicar, sempre neste espaço, algumas dicas para a leitura do texto sagrado. Afinal, quem ama a lei de Deus desfruta de paz e não tem tropeço (Salmo 119.165) e esse é o meu desejo para sua vida.

    Hoje falarei sobre como começar. Sugiro que você comece lendo o Novo Testamento, pelo Evangelho de João. Depois leia os demais evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas) seguindo a leitura em Atos dos Apóstolos e as cartas que se seguem.

Desta forma, você começara sua leitura aprendendo sobre a divindade de Jesus (Evangelho de João) e depois aprenderá mais sobre a vida de Jesus (nos demais evangelhos). O médico Lucas escreveu o Evangelho que traz o seu nome e também o livro de Atos. Assim, fazendo a leitura na sequência (Lucas e Atos) você perceberá que há uma continuação. As cartas (Romanos a Filemon) que seguem o livro de Atos foram escritas por Paulo para Igrejas ou pessoas que você conhecerá no livro de Atos dos Apóstolos.

Seguindo este conograma, você lerá as demais cartas (ou epístolas) – Hebreus a Judas – e finalmente o livro de Apocalipse (Revelação). Quando menos você esperar, já terá lido 27 dos 66 livros da Bíblia.

Começando pelo Novo Testamento, você iniciará pelo mais importante e terá diante de si uma leitura mais agradável e com textos mais conhecidos. O grande erro é começar pelo Antigo Testamento, pois a tendência é desanimar nos livros de Levítico ou Números. Da forma como estou sugerindo, quando você for ler o Antigo Testamento, você já apreendeu bastante sobre a mensagem de Deus e poderá aproveitar melhor a leitura, animando-se em continuar avante.

Por exemplo. A carta aos Hebreus (do Novo Testamento) traz um resumo de como era o culto dos judeus fazendo uma ponte com a obra salvadora de Jesus. Daí, quando você estiver lendo os primeiros livros do Antigo Testamento você também começara a interpretar a antiga aliança com base no sacrifício de Jesus. Desta forma, as leis dadas aos Judeus farão sentido em sua leitura.

Mais uma dica: se
você nunca leu a Bíblia inteira, leia o Novo testamento duas vezes, antes de se aventurar pela história da criação e do povo judeu (Antigo Testamento).

Agora o segredo: a persistência diária. Para ler a Bíblia toda e de maneira proveitosa há necessidade da leitura de apenas 3 capítulos por dia e 5 capítulos no domingo. Desta forma, você lerá a Bíblia toda em apenas 01 ano. Veja desta forma: A Bíblia tem apenas 1189 capítulos, sendo 929 no Antigo Testamento e 260 no novo testamento. Assim, o Novo Testamento pode ser lido em menos de 3 meses (não é uma benção?).

Convido-o para iniciar sua leitura hoje. Depois escreva-me para contar seu progresso. E não se esqueça: A palavra de Deus é lâmpada que ilumina os seus passos e luz que clareia o seu caminho (Salmo 119.105).

Em novas postagens escreverei mais dicas. Afetuosamente, Uziel

Nenhum comentário:

Postar um comentário