
O Renovo
Cristo veio cumprir a expectativa quádrupla a respeito da expressão Renovo.
1) O Renovo de Jeová (Isaías 4.2), a saber, o caráter Emanuel de Cristo (Is 7.14) a ser plenamente manifestado para o Israel convertido e restaurado, após o seu retorno em Glória divina (Mt 25.31). João é o evangelho do “Renovo de Jeová”
2) O Renovo de Davi (Is 11.1; Jr 23.5; 33.15), isto é, o Messias da descendência de Davi de acordo com a carne (Rm 1.3), revelado em sua Glória terrestre como Reis dos reis, e Senhor dos senhores. Mateus e o evangelho do “Renovo de Davi”.
3) Servo de Jeová, o Renovo (Zc 3.8), a humilhação e a obediência do Messias até a morte, conforme Isais 52.13-15; 53.1-12; Fp 2.5-8; Marcos é o evangelho do Servo de Jeová.
4) O Homem cujo nome é Renovo (Zc 6.12,13), isto é, Seu caráter como Filho do homem, o último Adão, o segundo Homem (1Co 15.45-47), reinando como Sacerdote-Rei, sobre a terra no domínio dado ao primeiro Adão e perdido por ele. Lucas é o evangelho do homem cujo nome é Renovo.
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Cerca de 700 anos a.C., Isaías disse: "Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo. Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor" (11:1-2). "Naquele dia, o Renovo do Senhor será de beleza e de glória..." (4:2). Nesses versículos descobrimos fatos importantes sobre o Renovo. É do Senhor, mas também é descendente de Jessé, o pai do rei Davi. Ele recebe sua sabedoria e capacidade de Deus.
ResponderExcluirCem anos mais tarde, Jeremias acrescentou: "Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: Senhor, Justiça Nossa" (23:5-6; veja 33:15-16) "Porque assim diz o Senhor: Nunca faltará a Davi homem que se assente no trono da casa de Israel; nem aos sacerdotes levitas faltará homem diante de mim..." (33:17-18). Essas profecias reforçam a promessa sobre o descendente de Davi e dizem que o Renovo seria um rei justo. Seu reinado seria um lugar de salvação e segurança. Ao mesmo tempo, Jeremias sugere um vínculo entre o reinado perpétuo do descendente de Davi e o sacerdócio perpétuo. Um outro profeta, que veio um século depois de Jeremias, esclarecerá o sentido dessa alusão.
Zacarias profetizou cerca de 520 a.C., alguns anos depois da volta de Zorobabel (o governador) e Josué (o sacerdote) do cativeiro. Ele e Ageu motivaram o povo a completar a construção do templo, que havia sido destruído pelos babilônios na época de Jeremias.
Mas o trabalho de Zacarias foi além de sua época, pois ele previu mais do que a reconstrução do templo em Jerusalém. No meio de uma revelação sobre a purificação do povo de Deus, o Senhor disse: "...eis que eu farei vir o meu servo, o Renovo.... e tirarei a iniqüidade desta terra, num só dia" (3:8-9). Deduzimos que o Renovo faria algo, num só dia, para tirar o pecado do povo. Nada menos do que a morte de Jesus na cruz traria esse perdão ao homem (Hebreus 9:11-15). A palavra de Deus em Zacarias 6:12-13 tira qualquer dúvida sobre a identidade do Renovo: "Eis aqui o homem cujo nome é Renovo; ele brotará do seu lugar e edificará o templo do Senhor. Ele mesmo edificará o templo do Senhor e será revestido de glória; assentar-se-á no seu trono, e dominará, e será sacerdote no seu trono; e reinará perfeita união entre ambos os ofícios."