quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Contribuição


 

        Romanos 8:28: E sabemos que todas
as
coisas

contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto. (grifei)

        

        O verbo contribuir, segundo o dicionário Aurélio, tem o sentido de "Cooperar; colaborar; concorrer; Ter parte (em um resultado). Assim, o sentido da palavra sempre nos lembra algo que veio para somar, acrescentar, trazer crescimento.


 

        Nesse versículo o apóstolo Paulo destaca que "todas as coisas" "juntamente" visam o bem daqueles que amam a Deus. O aparente pleonasmo (repetição) das expressões "todas" e "juntamente" serve para reforçar a idéia de que nada (nada mesmo) fica de fora da contribuição.


 

        É fácil compreendermos que o sucesso, as alegrias, os ganhos, as vitórias, as amizades fazem parte dessa contribuição. Até aí nenhuma novidade a respeito. Ninguém dúvida que estas coisas contribuem para o bem, que somam, que cooperam, que colaboram para o nosso bem estar.


 

        Mas e o fracasso, as tristezas, as perdas, as derrotas e as inimizades? E a doença que insiste em debilitar; A morte do amigo próximo; a desilusão da traição. Todas essas coisas contribuem para o bem? Paulo tinha certeza que sim. Mas como, se não vejo o propósito destas coisas? Não consigo enxergar além da escuridão que me cerca!


 

        Aqui começa o nosso exercício de fé: encarar os revezes como trampolim; as quedas como subida; as tristezas como motivo de alegria. O nosso crescimento intelectual e espiritual passa pela superação de traumas; pela coragem, apesar do medo; pela vontade de tentar de novo. Assim, se encarado pela perspectiva divina há uma contribuição de tudo para o nosso bem.


 

        Perceba: as derrotas nos lembram que somos vulneráveis e passamos a tomar cuidado com nossas próximas decisões. As tristezas farão que os nossos momentos de alegria sejam importantes. As perdas nos ensinam a não nos apegarmos a algo passageiro. A doença e a morte nos lembram que somos mortais e que precisamos buscar o que é eterno.


 

        Com essas conclusões, o amadurecimento conseguido nos leva mais perto de Deus. Pois é nele que encontramos força, paz, alegria perene, amigo leal, vitórias e, enfim, vida Eterna.


 

        Para que a verdade exposta por Paulo seja eficaz em sua vida é necessário que amemos a Deus. Pois é esse amor a Ele que nos fará enxergar contribuição naquilo que destrói, diminui, tira. Pois amando a Deus somos mais que vencedores vez que, no fim, o que importa é o Amor que temos por Ele. E esse amor é apenas reflexo do Amor primeiro, aquele que Deus tem por nós. Quando o amamos entendemos um pouco do seu grande amor e tudo o mais não passa de miragens no deserto da existência humana.


 

        Tudo contribui. E a primeira contribuição foi Deus quem deu: o seu Filho para que padecesse em nosso lugar, na cruz do calvário. Garantida a salvação de nossas vidas o resto, bem não passa de resto mesmo, contribuirá naturalmente para o nosso bem. Na matemática divina o zero multiplicado por zero dará somas astronômicas em nosso favor. O saldo negativo, acrescido de mais despesas, resultará em crédito.


 

        Espero que esse alerta, também contribua.

Um comentário:

  1. Homenagens da semana: Ao magnífico juiz de Direito Dr. Uziel Nunes de Oliveira que com seu brilhantismo e força moral honra o Poder Judiciário Catarinense em nossa Comarca
    Postado por CESAR TECHIO às Quarta-feira, Outubro 27, 2010 Links para esta postagem
    Postagens mais antigas Início
    Assinar: Postagens (Atom)
    CONCÓRDIA AMBIENTAL:

    http://concordiambiental.blogspot.com/
    VIRADA

    Modelo Simple. Tecnologia do Blogger.

    ResponderExcluir